A TV PinGuim é uma das produtoras que mais tem se destacado no cenário da animação nacional. Detentora da propriedade "O Show da Luna!", que já está com a quinta temporada em desenvolvimento, a produtora fechou, somente no último mês, um importante acordo de parceria com a ONU relacionado à personagem e um bom número de acordos de venda e distribuição de suas obras no Mipcom e no MIP Junior, que aconteceram entre os dias 13 e 18 de outubro. Alguns deles, inclusive, se referem à "Charlie – O Entrevistador de Coisas", produção que ainda não teve sua estreia oficial.
Além da produtora em solo nacional, a TV PinGuim tem ainda a PinGuim Animation, braço norte-americano. Em meio a tantos acordos internacionais, um dos próximos passos da empresa será unificar o nome – ela passará a se chamar apenas Penguin. "É uma medida necessária. Sempre que viajamos precisamos explicar esse nome.", brincou Kiko Mistrorigo, responsável pela produtora e também conselheiro federal da Bravi, em entrevista exclusiva.
As principais apostas da PinGuim são "Cantando com Ping e Pong" e "Charlie – O Entrevistador de Coisas", ambas apresentadas nos MIP Junior e com lançamentos próximos. "Cantando com Ping Pong" é uma coprodução com o Canadá. A estreia será simultânea na América Latina e no Canadá a partir de 17 de novembro – por aqui, a exibição será pelo Discovery Kids e, no Canadá, a apresentação em inglês e francês se dará pela TVO, TFO e Tele Quebec, inicialmente. Já "Charlie – O Entrevistador de Coisas", definido por Kiko como "um talk show de objetos", tem lançamento previsto para 2019 na América Latina – somente no continente, em um primeiro momento – e no Brasil também entrará para a grade do Discovery Kids. "Essa propriedade foi especialmente bem aceita no MIP Junior, onde tivemos screening dela para alguns canais.", contou Mistrorigo.
"O Show da Luna!", uma das principais propriedades da TV PinGuim ao lado de "Peixonauta", segue com planos de expansão, com uma quinta temporada em fase de desenvolvimento. Outra novidade é uma parceria recém-assinada com a ONU. "O encontro foi muito bacana. Eles nos convidaram para produzir uma série nova com a mesma personagem por meio do Global Compact, braço de sustentabilidade da Organização, que falasse dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de forma fácil, apresentando-os como temas de discussão para as famílias.", detalhou Mistrorigo. O diretor contou que a produção chamou atenção da ONU por tratar ciência como um assunto corriqueiro e, a partir daí, acreditaram que a personagem Luna poderia usar seus mesmos hábitos de observar, questionar e experimentar para abordar os Objetivos, que são 17 ao todo. "A ideia é que a nova série incite as famílias a mudarem costumes simples, como não usar mais canudinhos de plástico, até tomarem atitudes mais sérias, como repensar o uso de energia elétrica como um todo.", completou. Por trás da iniciativa está a crença de que as novas gerações são as únicas capazes de realizar esse tipo de mudança. Para além da nova temporada e a produção inédita com a ONU estão ainda os projetos ao vivo da personagem. No momento, um segundo show protagonizado pela Luna está em fase de montagem e, além dele, haverá ainda uma versão especial do "Show da Luna" de Natal, com exibição em teatros de diversas capitais do Brasil ao longo dos meses de novembro e dezembro.
Por fim, as novidades englobam ainda a primeira edição da China International Import Expo, a CIIE, evento no qual ela será empresa vitrine. Com o objetivo de fortalecer sua presença no oriente, o diretor executivo e sócio da TV PinGuim, Ricardo Rozzino, participará de dois eventos consecutivos na China entre o fim de outubro e início de novembro. Além dos sucessos "O Show da Luna!" e "Peixonauta", já disponíveis na China Continental via plataformas de VoD, a TV PinGuim também levará a "Cantando com Ping e Pong" e o seu recente longa de animação, "Peixonauta, o filme". Em Xangai, acontece a primeira edição da CIIE com países de todo mundo, e entre os dias 05 e 10 de novembro a TV PinGuim estará presente no estande da Apex no pavilhão de serviços – ela foi escolhida por possuir características que reforçam atributos brasileiros como sustentabilidade, criatividade, inovação e diversidade.
Protocolo internacional
Kiko Mistrorigo foi ainda quem representou o Brasil na assinatura do protocolo internacional de cooperação e coprodução audiovisual, iniciativa liderada pela Aliança de Produtores de Cinema e Televisão do Reino Unido (PACT) com apoio do Brazilian Content. A aliança global de criatividade pretende unir associações de 15 países – sendo o Brasil o único representante da América Latina – para compartilhar ideias de produção por meio de uma plataforma online que todos terão acesso e onde poderão encontrar conteúdos de diferentes países. "É sempre interessante e positivo para o Brasil participar de acordos como esse porque temos um objetivo muito claro, que é sermos parceiros e detentores de propriedades intelectuais que possam ser compartilhadas com outros países do mundo. A coprodução para nós é especialmente importante e, por isso, quanto mais pudermos abrir alternativas para os nossos produtores nesse sentido, melhor.", declarou Kiko. "Esse protocolo mostra nossa relevância no mercado internacional e faz com que nos olhem de forma mais séria e positiva.", finalizou.
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